Conferência confirmada no CLAIB&CBEB 2022

O Dr. Ratko Magjarevic, da University of Zagreb, Faculty of Electrical Engineering and Computing, de Zagreb, Croacia apresentará a conferência “Wearable Health Technologies for Monitoring of Elderly” (Tecnologias de saúde vestíveis para monitoramento de idosos) no CLAIB&CBEB 2022. Com a população de idosos aumentando, crescem também as preocupações e demandas por mais qualidade de vida, saúde e bem-estar físico, emocional e psíquico desta população. A pesquisa do Dr. Ratko está focada em minimizar os obstáculos à avaliação personalizada de riscos à saúde, otimizando as características de sensores sem fio vestíveis, redes de sensores para monitoramento remoto de pacientes e transferência de informações dentro da rede. O Dr. Ratko leciona nas universidades de Trieste, Ljubljana e Bogotá, Colômbia há muitos anos, publicou mais de 80 artigos em periódicos e anais de conferências, vários livros editoriais, capítulos de livros e citações de enciclopédias, tendo proferido mais de vinte palestras convidadas em importantes conferências internacionais.

Evento especial confirmado no CLAIB&CBEB 2022! uma conversa sobre representação de gênero e raça nas disciplinas científicas e tecnológicas.

Um painel de discussão especial explorando as experiências e perspectivas das engenheiras em relação à representação racial e de gênero nas carreiras as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics ou STEM). Este é o tema do painel de discussão “Role Models in STEM: A Conversation on Gender and Race Representation”, organizado pela Dra. Virgínia Laura BALLARIN (atual presidente do Comitê Mulheres no MBE do IFMBE. e Professora do Departamento de Eletrônica e Computação da Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina), com a participação da Dra. Bruna Arruda de OLIVEIRA (Fellow Professor do curso de Engenharia do Insper, SP, Brasil, onde coordena a Comissão de Diversidade e Acessibilidade e o Coletivo Estudantil Raposas Negras), Dra. Natalia LOPEZ CELANI (Presidente do Capítulo Argentino do IEEE e Professora do Departamento Biomédico da Universidad Nacional de San Juan. Argentina), e a Dra. Martha ZEQUERA DIAZ (Professora do Depto de Eletrônica da Universidad Javeriana, Colômbia).

Vamos discutir e aprender sobre “Rigor Científico, Reprodutibilidade e Gerenciamento de Dados em Pesquisas Não Clínicas” no CLAIB&CBEB 2022!

Está confirmada a realização do WORKSHOPRigor, Reproducibility, and Data Management in Nonclinical Research” no CLAIB&CBEB 2022, que vai apresentar e discutir os fatores que contribuem para a baixa reprodutibilidade da pesquisa e insights práticos sobre como melhorar a confiabilidade e a qualidade da pesquisa, com exemplos concretos da literatura e experiências dos palestrantes, bem como o uso de ferramentas e abordagens para melhorar o processo experimental e garantir as melhores práticas no trabalho diário de laboratório. O Workshop foi organizado pelos Drs. Björn Gerlach (Diretor Operacional da Parceria para Avaliação e Acreditação da Prática Científica (PAASP GmbH) e membro da sociedade “Garantidores de EQIPD (Enhancing Quality in Preclinical Data, na Alemanha), a Dra. Renza Roncarati (rede PAASP e consultor independente, Itália), Dr. Malcolm Macleod (Professor de Neurologia e Neurociência Translacional e Líder Acadêmico para Melhoria de Pesquisa e Integridade de Pesquisa na Universidade de Edimburgo, Reino Unido, e o Dr. José Marino Neto (Pesquisador do Instituto de Engenharia Biomédica (IEB-UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.